GBIF

Seja uma instituição publicadora no GBIF

Os países participantes do GBIF publicam conjuntos de dados por meio de organizações/instituições que são endossadas como “publicadoras” pelos coordenadores dos nodos nacionais. No Brasil, para receber o endosso, a instituição deve integrar o Catálogo de Instituições e Coleções Biológicas Científicas do Brasil. Para tanto, o responsável deve preencher o formulário de registro. É necessário ainda que o responsável pelo processo de endosso esteja ciente do Acordo relativo à publicação de dados no GBIF, observando as seguintes premissas e condicionantes bem como deve preencher também o formulário de registro no GBIF.

Premissas Documentos
A instituição possui conjuntos de dados alinhados com os objetivos, escopo e missão do GBIF Memorando de Entendimento
A instituição ou o nó do Brasil - SiBBr dispõe de serviços de hospedagem e armazenamento estável de dados Participe no SiBBr
A instituição se compromete a responder solicitações eventuais relativas aos conjuntos de dados publicados no GBIF
Os dados estão disponíveis para compartilhamento e reutilização sob licenças de uso público Termos de uso

Estando em consonância com os objetivos descritos acima, o responsável pela instituição deverá aceitar os Termos e Condições. O Coordenador no Nodo no Brasil avaliará se a instituição cumpre os requisitos, podendo solicitar informações adicionais.

TERMOS E CONDIÇÕES



Para finalizar, é necessário registrar a instituição no GBIF, por meio do preenchimento em inglês do formulário disponível no link https://www.gbif.org/become-a-publisher. As informações dos contatos deverão estar sempre atualizadas. Uma vez aprovado o endorsement, encaminhar o email de confirmação do GBIF para o email de atendimento_sibbr@rnp.br.

Para mais informações