.

O GBIF e seus participantes publicam conjuntos de dados por meio de organizações, instituições, redes ou sociedades. Sendo assim, os indivíduos que desejam publicar conjuntos de dados relevantes devem publicar por meio de uma instituição. Como nó brasileiro do GBIF, o SiBBr é responsável por fornecer infraestrutura e suporte técnico para a publicação de dados em biodiversidade, nos âmbitos nacional e internacional, realizando o endosso de organizações e instituições brasileiras no sistema.

Para receber o endosso do GBIF, a instituição deve estar previamente registrada no Catálogo de instituições e coleções do SiBBr. Seguidamente, verificar se já é uma instituição publicadora no GBIF. Caso a instituição não estiver cadastrada no SiBBr, preencha o formulário de cadastro. Uma vez concluído o cadastro, o publicador pode solicitar o endosso da instituição no GBIF.

Para o endosso, a instituição deve ler o Acordo relativo à publicação de dados no GBIF e estar alinhada aos objetivos e responsabilidades exigidas, os quais são:

Premissas Documentos
A instituição possui conjuntos de dados alinhados com os objetivos, escopo e missão do GBIF Memorando de Entendimento
A instituição ou o nó (SiBBr) dispõe de serviços de hospedagem e armazenamento de dados estável Participe no SiBBr
A instituição se compromete a responder solicitações eventuais dos conjuntos de dados
Os dados estão disponíveis para compartilhamento e reutilização sob licenças de uso público Termos de uso

Estando em consonância com os objetivos descritos acima, o responsável pela instituição deverá aceitar os Termos e Condições. Finalmente, o SiBBr (MCTIC) avaliará se a instituição cumple os requisitos e entrará em contato diretamente, podendo solicitar informações adicionais sobre a organização e concluindo o processo de registro da organização.

TERMOS E CONDIÇÕES



Para mais informações