?
Precisa de ajuda?
Clique aqui
RivulusValida - Validador de nomes científicos

RivulusValida é uma ferramenta desenvolvida pelo SiBBr que valida automaticamente listas de táxons. Por meio dela é possível carregar uma planilha com vários nomes científicos e verificar automaticamente se eles são aceitos, sinônimos ou inválidos. A ferramenta também traz o nível taxonômico e a referência da fonte consultada na planilha de resultado enviada por e-mail.

  1. Digite seu e-mail no campo E-mail.
  2. Clique no botão Anexar e selecione a planilha que contém os nomes científicos a serem validados. A planilha deve estar em formato Excel (xls ou xlsx). Observação: na coluna a ser validada, deixe somente o nome científico sem autoria.
  3. Após carregar a planilha, selecione o título da coluna que possui os nomes científicos a serem validados.
  4. Indique o título da coluna que possui os nomes científicos a serem validados.
  5. Em caso de dúvidas, entre em contato com a equipe de Participação do SiBBr: participacao@sibbr.gov.br

Atenção: A coluna a ser validada deve conter somente o nome do táxon. Não incluir autoria, “sp.” e “spp.”. A coluna também não pode conter sinais de pontuação (. , : ; ! ? / - () ), pois isso inviabiliza o funcionamento correto da ferramenta. Por favor revise as informações antes enviar a planilha para validação.

RivulusValida - Validador de nomes científicos

O nome da ferramenta homenageia as espécies de peixes do gênero Rivulus, que vivem em ambientes aquáticos temporários, como poças e riachos, principalmente na Amazônia. Possuem um comportamento peculiar que é a capacidade de deslocamento entre águas rasas por meio de saltos.

Formulário de validação dos nomes científicos



SiBBr - Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira