?
Precisa de ajuda?
Clique aqui
nephilaValida - Validador de nomes científicos

NephilaPaper é uma ferramenta desenvolvida pelo SiBBr que produz de maneira automatizada o esboço de um data paper a partir do envio de um arquivo com o conjunto de dados em formato Darwin Core Archive (DwC-A).

Data paper é uma publicação acadêmica destinada a divulgar um conjunto de dados e metadados. Tem o objetivo de descrever o conteúdo e contexto do conjunto de dados, mais do que formular hipóteses e conclusões. Publicado em revistas acadêmicas, os dados e metadados descritos em um data paper devem estar disponibilizados em um repositório permanente, como o SiBBr.

O esboço é gerado em um arquivo de texto editável, que deverá posteriormente ser formatado conforme as normas da revista selecionada para a publicação do data paper.

  1. Baixe o arquivo o Darwin Core Archive (DwC-A) a partir do conjunto de dados publicados no IPT. Para baixar o Darwin Core Archive, clique no conjunto de dados para abri-lo e clique no botão DwC-A localizado abaixo a descrição do recurso e acima da seção Downloads.
  2. Clique no Botão Anexar.
  3. Selecione o arquivo baixado em formato zip com o Darwin Core Archive (DwC-A).
  4. Clique em Enviar.
  5. O download do arquivo de esboço será iniciado automaticamente e estará em seu computador.
nephilaValida - Validador de nomes científicos

O nome da ferramenta homenageia as aranhas do gênero Nephila. Essas aranhas são de origem africana e já naturalizadas no Brasil. Vivem em florestas e ambientes urbanos, e possuem a peculiaridade de não desfazer a teia, por isso podem ser observadas durante o dia e a noite.

Formulário gerador de Data Paper

SiBBr - Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira